Como o SEO do meu site pode competir com os sites maiores?
Para as grandes empresas, o que não falta é investimento para marketing e geração de visibilidade para suas marcas. Olhando assim de longe, competir com elas pode parecer inviável, mas nem sempre é assim.
O Marketing Digital é um recurso muito democrático, ou seja, qualquer tipo de porte de negócio pode ter sucesso, desde que suas estratégias estejam bem definidas. Quando falamos em SEO, isso ganha ainda mais força, pois estamos falando de algo que independe de investimento.
Tudo o que é necessário dentro do SEO, é a percepção de oportunidades que existem para os pequenos negócios e sites, que os grandes geralmente não têm acesso ou aproveitam.
Quais as vantagens dos pequenos sites?
Os processos são ágeis e com equipes pequenas
As equipes menores podem não ter profissionais tão especializados, mas têm um ótimo benefício: agilidade.
Liberdade de criação
Em pequenas empresas, há maior abertura para assumir certos riscos. Isso ajuda no quesito ousadia, pois as ações inovadoras, que podem trazer grandes resultados, são melhor recebidas. No entanto, não oferecem grandes garantias de que darão certo.
Identificação com nichos
As grandes marcas apresentam dificuldade em ser autênticas. Elas precisam mostrar, a todo momento, que são muito boas em tudo., que tem os melhores produtos e serviços e quase não falham. Dessa forma fica mais difícil conquistar a simpatia do público.
Por outro lado, ao ser autêntico e transparente, a visão de sua empresa passa a ser melhor aceita, pois revela que ela é composta por pessoas.
Foco em poucas estratégias
Com os olhares voltados a poucas estratégias digitais, os pequenos negócios podem se dedicar mais e ganhar destaque em poucas ações.
O SEO, por exemplo, pode ser uma delas. Se na sua visão de negócio, a otimização do site de sua empresa é a principal necessidade do momento, seus esforços podem se concentrar nisso e deixar de lado as campanhas pagas em outras redes.
Algumas dicas para competir no SEO são:
Utilize palavras-chaves específicas.
Não tenha medo de investir nas palavras chave específicas. Elas podem aumentar o seu potencial nas páginas de busca, pois ao pesquisarmos algo muito aberto, as chances de sermos vistos são reduzidas, levando em conta as grande empresas que dominarão as primeiras colocações.
Cire autoridade em nichos
Identifique as oportunidades dentro de seu mercado e produza seus conteúdos pensando nos nichos que seu negócio atende. Lembre-se que o relacionamento criado a partir do marketing de conteúdo pode gerar identificação e grandes oportunidades.
Estreite o relacionamento
Grandes empresas não conseguem criar relacionamentos individualizados, pois precisam pensar em escala. Mas um negócio pequeno pode tratar cada pessoa como única.
Em grandes empresas, equipes de relacionamento são formadas. Mas em um negócio menor, você mesmo pode conversar com o cliente e apresentar suas propostas. Isso gera maior confiança para dar início a negociações.
Invista em conteúdos mais profundos
Como o pensamento das empresas maiores é em escala, o volume é importante para geração de tráfego em suas páginas. Este é um dos motivos para que elas não se especializem em nichos e, com isso, não consigam criar conteúdos muito profundos.
No pequeno negócio, especializado em nichos, o foco não está no volume e sim na qualidade do conteúdo, que gera destaque.
De modo geral, o marketing nunca foi tão promissor para os pequenos negócios quanto agora. Antes, os grandes investimentos feitos nas mídias offline demandavam uma verba muitas vezes absurda. Hoje, com um orçamento reduzido, já é possível atingir resultados excelentes.
Agora é mão na massa e conte com a Legatto para te ajudar!









