Como inovar e encantar o cliente: entrevista com nosso Coordenador de Criação
“Ninguém mais quer ver um produto estático estampado numa publicidade. O consumidor sente a necessidade de uma experiência completa”. Essa é uma das experiências compartilhadas por Vitor Alvares, Coordenador Criativo da Legatto, em uma entrevista especial sobre os desafios de inovar e encantar o cliente – e, claro, obter grandes resultados! Confira os principais trechos desse bate-papo:
Fale um pouco sobre sua formação e sua trajetória na Legatto.
Meu primeiro contato com o Design foi ainda adolescente, quando iniciei minha primeira experiência profissional como aprendiz. Atuei durante dois anos na área de engenharia de uma empresa da região de Jundiaí, SP (SIFCO S/A) onde já desenvolvia projetos como designer de produtos, e foi uma super experiência. Após este período de iniciação profissional, ingressei na faculdade onde cursei ao mesmo tempo Administração de Empresas e Design Gráfico em instituições distintas. Durante este período trabalhei na área administrativa e então pude ter certeza de que a criação era o meu lugar. No último ano de Administração abandonei o curso e me matriculei na faculdade de Publicidade e Propaganda, já iniciando os trabalhos na área como estagiário em algumas empresas e como freelancer. Foi em uma dessas experiências que tive a oportunidade de conhecer a Legatto, que era uma das prestadoras de serviços. Um dia, como quem não quer nada, enviei um currículo e pouco tempo depois fui convidado a fazer uma entrevista, que se transformou em teste e logo depois uma contratação. Já na Legatto e formado em Publicidade, fiz a minha primeira especialização em Marketing e tive a oportunidade de assumir o papel de Coordenador Criativo, responsável pelas equipes de conteúdo e criação. Ao todo estou completando 3 anos de Legatto, dos quais oito meses são nesse cargo.
A Comunicação hoje está muito focada nos meios on-line. O que mudou com a chegada do on-line para quem trabalha com Criação e design?
Minha experiência com o Design já nasceu muito atrelada à tecnologia e às mudanças que ela trouxe no modelo de trabalho dos criativos. Trabalhar com o Digital é um verdadeiro desafio, pois a cada momento surgem novos formatos a serem explorados e, para nós, isso representa a oportunidade de poder desenvolver projetos mais inovadores. A meu ver, a criação para os meios digitais não substituiu os formatos off-line; ela surgiu como uma “nova janela” do Design, para um público que nasceu ou migrou para este novo formato. Em nossa rotina de trabalho ainda produzimos muitas peças off-line que são muito pertinentes para diferentes modelos de comunicação. Mas, é claro, não podemos negar que as mudanças estão aí e dia após dia o Digital cresce mais.
Onde você busca inspiração? De que forma o especialista em Criação pode se manter sempre atualizado?
Dentro da equipe de criação o aprimoramento é constante, tanto na estética dos trabalhos quanto nos formatos que a cada dia se atualizam. Boas alternativas para se manter atualizado são cursos, treinamentos, prática (nem que sejam projetos experimentais) e principalmente compartilhar/ buscar experiências com outros profissionais, seja em grupos, com amigos, em comunidades ou pesquisas. Algumas feiras, eventos e revistas da área também podem abrir a mente dos criativos e valem muito a pena.
Quais os maiores erros que você vê hoje, na área de Criação, no Marketing Digital? Quais os pontos aos quais as empresas deveriam prestar atenção?
O maior erro de algumas empresas é atuar com mão de obra desqualificada. Aquela velha história do “meu sobrinho estudou isso” ou “meu filho mexe com essas coisas”. Isso é mais comum do que imaginamos. Investir em um trabalho qualificado de Marketing Digital ou criação (que andam lado a lado) é a melhor alternativa para obtenção de resultados, sem dúvidas.
Outro ponto importante é que as empresas devem estar muito ligadas a humanização. Ao que é real. Ninguém mais quer ver um produto estático estampado numa publicidade. O consumidor sente a necessidade de uma experiência completa, de acompanhar o uso daquilo, e por isso, explorar os diferentes formatos é muito importante.
Qual seria, na sua opinião, o maior desafio hoje na Criação?
Na minha opinião, não só hoje, mas sempre, o maior desafio da área criativa é apresentar algo inovador e que encante ‘de cara’ um cliente. Com tanta coisa surgindo o tempo todo, pensar fora da caixa e oferecer algo único se tornou um desafio maior a cada dia. Além disso, atender a expectativa de um cliente é uma responsabilidade muito grande, e embora o resultado de um projeto esteja atrelado a uma série de fatores, é a criação quem dá as caras logo no início de um projeto.









