Legatto Creative Works - Agência de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital | Porque seus E-mails Marketing fracassam?
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Porque seus E-mails Marketing fracassam?

Muitas vezes esquecido ou subestimado, o E-mail Marketing ainda é um dos principais canais do Marketing Digital.

Não é raro ser o meio com maior ROI (retorno sobre o investimento), o canal com maior taxa de conversão ou mesmo o canal mais eficiente para envio de mensagem. É inclusive por isso que, ao mandar documentos importantes ou marcar uma reunião, por exemplo, fazemos por e-mail ao invés de outros canais.

No entanto, também vemos que um alto número de campanhas, não alcançam o resultado desejado. Várias empresas tentam buscar no volume um compensador para resultados pífios e acabam comprometendo o longo prazo.

A ideia desse conteúdo é mostrar os motivos pelos quais as campanhas costumam falhar.

Sua mensagem era esperada?

A Internet proporcionou às pessoas um grande poder: o usuário pode escolher o assunto, assistir na hora que bem entender e do jeito que ele quiser. Ele pode por exemplo decidir se assiste TV enquanto passa um comercial ou simplesmente dar um “pular” nos 5 segundos de propaganda obrigatória no Youtube no seu celular ou computador. Você acha mesmo que ele irá prestar atenção em um e-mail indesejado de alguém que não conhece e não espera?

É muito provável que esse e-mail indesejado seja marcado como SPAM. Esse nível de exigência só vai ficando maior à medida em que somos bombardeados por mais e mais informações.

Veja alguns motivos abaixo:

 

  • Valor real da oferta:

Quando falamos em oferta, não é necessariamente oferta de produtos, ela pode ser um eBook, um post, um webinar, ou qualquer outro modelo oferecendo algum tipo de conteúdo.

Um ótimo case para esse assunto é o Groupon e os outros sites de compras coletivas. No início, uma grande quantidade de pessoas se cadastrou nos sites e ficavam ansiosas para receber as ofertas. Com o passar do tempo, surgiram tantas ofertas irrelevantes que a maioria das pessoas cancelou sua assinatura, marcou como spam ou simplesmente ignorou as mensagens recebidas.

O diferencial para sua empresa ser relevante, é conhecer seus potenciais clientes, suas histórias pessoais, motivações, objetivos e depois criar uma estratégia de relacionamento com ele. Depois disso você poderá enviar a mensagem certa para a pessoa certa com maiores chances de sucesso!

 

  •  Como isso será apresentado:

Em muitos casos, a oferta é relevante, mas o usuário que recebeu não conseguiu ter essa percepção em função da forma de como foi apresentado.

A forma de como a mensagem está exposta faz toda a diferença. Facilite a leitura de seu Lead quebrando parágrafos e deixando os botões de cliques em destaque.

Uma outra dica é a sua empresa ser mais pessoal à mensagem, por exemplo, citar o primeiro nome do destinatário já é um ponto positivo. Mostrar provas sociais, histórico e outros indicadores também pode servir para lhe consolidar como autoridade.

 

  •  Analise o título de seu e-mail:

Para o usuário abrir sua mensagem, a escolha do título faz muita diferença, pois são eles os destaques na caixa de entrada.

Uma ótima dica é prestar atenção em seu próprio comportamento. Quais são os e-mails que você dá preferência em todas as manhãs? É bem provável que esses e-mails sejam de pessoas que você já conheça ou tem algum relacionamento. Também são priorizadas as mensagens no assunto que mostram que o tema é do seu interesse ou despertem a sua curiosidade.

Muitas vezes, o assunto é a última coisa que prestamos atenção e colocamos qualquer coisa só para enviar. Com isso, boa parte do trabalho acaba sendo desperdiçada.

 

  • Sua empresa utiliza uma boa ferramenta?

Um grande problema são as ferramentas gratuitas, é comum dividir o IP de envio com muitos usuários que não estão enviando campanhas de boa qualidade.

Com isso, o IP compartilhado acaba tendo sua reputação manchada e esse é um dos fatores mais importantes para que uma campanha vá direto para a caixa de SPAM e tenha resultados ruins.

Também existem outros aspectos fundamentais na ferramenta que fazem toda a diferença. Muitas vezes, os motivos anteriores de fracasso não são feitos de uma forma melhor por não estarem disponíveis na plataforma de E-mail Marketing.

Conseguir identificar e segmentar por número de conversões, cargo e os interesses de alguém, por exemplo, não é algo disponível em qualquer ferramenta. Também não é sempre que dá para identificar isso e direcionar adequadamente com a automação de marketing.

Normalmente essa falha acontece quando a ferramenta só tem como função fazer e-mail marketing e não tem uma ligação clara com outros canais importantes de informação (histórico do Lead, CRM, etc).

 

Surgiu alguma dúvida sobre os resultados de suas campanhas? Que tal a gente tomar um café e ver o que sua empresa pode fazer para ter sucesso na campanha?

Fonte: Resultados Digitais (parceiro Legatto Creative Works)

Mariana Cristina Sobre o autor

<p>Coordenadora de Mídias Sociais</p>

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